Pão Diário - Devocional

Pão Diário

25 de janeiro de 2012

O que importa





Leitura Bíblica: I Samuel 2. 12-26






“ Minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança de paz, diz o Senhor, que tem compaixão de você”. (Isaias 54.10b)






Vamos conferir os personagens da história que acabamos de ler: o velho sacerdote Eli e seus péssimos filhos; o piedoso Elcana, que fielmente ia todos os anos com sua família ao santuário para adorar a Deus segundo a lei de Moisés; sua esposa Ana, a mãe que dedicara seu filho a Deus, deixando-o aos cuidados de Eli, mas sem descuidar ano a ano do bem-estar do menino e, finalmente, Samuelzinho, que provavelmente entendia bem pouco do que se passava e da razão por que tinha de viver longe da família e exposto à influência dos filhos de Eli – certamente não das melhores.






Mesmo assim, Samuel tornou-se depois um dos maiores líderes e profetas do seu povo, alguém que Deus usou como fez com poucos. Graças a quê? Ao bom caráter dele mesmo? Dificilmente – por melhor que fosse, ele seria atropelado pelo ambiente que vivia. Ao velho Eli? Esse podia ser bem intencionado, mas não era um modelo como sacerdote. Dá para imaginar o que os filhos falavam dele pelas costas.






Ana, a mãe? Ela tem o grande mérito de ter confiado seu filho ao Senhor e dtê-lo acompanhado da melhor forma possível, mas vivia longe. Temos, no entanto, mais um personagem, de longe o principal, mas que quase passa desapercebido, talvez por parecer óbvio: o texto diz que Samuel vivia “na presença do Senhor” e que o Senhor “o estimava”. Aí está a chave do resultado da vida de Samuel. Deus estava lá primeiro, e Samuel simplesmente se expôs à sua fidelidade, como diz o versículo acima – uma promessa que Deus fez ao seu povo numa situação em que este não tinha nada a seu favor.


Mais que um bom caráter, mais que nossa dedicação, mais que boas intenções vale permanecer na presença de Deus e deixar sua graça agir. Que tal fazer isso hoje?






Servir a Deus é devolver um pouco da graça que ele nos serve.

0 comentários:

Postar um comentário